Últimas Notícias
Capa / Destaques / Governo de Goiás realiza o XVII ENCOB em Caldas Novas
Governo de Goiás realiza o XVII ENCOB em Caldas Novas

Governo de Goiás realiza o XVII ENCOB em Caldas Novas

 

XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) será realizado em Caldas Novas, Goiás, de 04 a 09 de outubro de 2015.

Com o objetivo de integração e troca de experiências entre os seus Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), o Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos de Goiás, o e Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) realizam o XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O evento visa apresentar a gestão participativa e compartilhada entre todos os componentes do Sistema de Recursos Hídricos do Brasil. A edição de 2015 será realizada na cidade de  Caldas Novas, Goiás, de 04 e 09 de outubro, no centro de convenções Di Roma, localizado na Rua Santo Amaro, 1800, Solar de Caldas, Chácara Roma.

 

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA), do Estado de Goiás, Vilmar da Silva Rocha, vivemos um momento em que se questiona a gestão das águas e estamos a frente dos desafios impostos pela grave crise hídrica que se estende pela maioria das regiões brasileiras. “Convidamos representantes dos poderes públicos federal, estaduais, distrital e municipais, bem como organismos, entes e demais segmentos dos setores usuários e sociedade, que compõe e partilham do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, para participarem do XVII Encob”, ressalta. “Temos a certeza de que, com a união das forças de todos os segmentos, serão realizadas diversas discussões participativas e compartilhadas, sendo debatidos caminhos, traçadas estratégias a curto, médio e longo prazo visando garantir a qualidade e quantidade das águas superficiais e subterrâneas de todo o Brasil”, completa.

 

O Encob é um evento de renome nacional e com projeção internacional onde os comitês de todo o Brasil trazem suas experiências, dificuldades e seus desafios para o futuro em prol da melhoria da gestão das águas em todo o País. Esta foi a definição feita pelo Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Paranaíba, Bento de Godoy Neto, que também é Superintendente do SECIMA, no Estado de Goiás.

 

Ainda de acordo com o Godoy, o evento será realizado no auge do período de seca e, no Encob, poderão surgir ideias que venham a contribuir para amenizar a grave crise hídrica que tem assolado o Brasil. “Estaremos no ‘olho do furacão’, de modo que possamos realmente nos fazermos ouvir e mostrar que a solução para a gestão de nossas águas passa, de fato, pelos comitês. As boas ideias já existem, muitos caminhos já estão apontados”, enfatiza.

 

O sistema de gestão de águas no Brasil precisa dos Comitês, que precisam de todos nós, para garantir água em quantidade e qualidade para as atuais e futuras gerações, bem como o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, com respeito ao uso múltiplo e racional das águas. De acordo com o Presidente do CBH São Francisco, Anivaldo Miranda, CBH’s fortes e consolidados contribuem para uma gerencia efetiva das águas.

Sobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>