Últimas Notícias
Capa / Goiás / Cidades / Em Caldas Novas menino de 3 anos morre durante espera por vaga de UTI, diz família
Em Caldas Novas menino de 3 anos morre durante espera por vaga de UTI, diz família

Em Caldas Novas menino de 3 anos morre durante espera por vaga de UTI, diz família

menino1Um menino de 3 anos morreu após ser diagnosticado com pneumonia em Caldas Novas, no sul de Goiás. A família de Miguel Santos Diniz denuncia que o garoto não passou por exames médicos na unidade de saúde em que recebeu atendimento e também não obteve uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Secretaria Municipal de Saúde apura se houve algum erro no caso, que aconteceu no domingo (10).

Segundo os familiares, na última semana o menino apresentou problemas respiratórios e foi atendido no Pronto Atendimento Infantil (PAI). Ainda de acordo com os parentes, ele foi liberado sem passar por uma avaliação detalhada. “Custava chegar em um hospital público e o médico falar que ia fazer os exames para ver se tinha infecção? Não é normal uma criança ter infeção toda hora”, disse o tio do menino, o autônomo José Cardoso.

Segundo o pediatra Ademilson Borges, que atendeu Miguel, não havia indícios de que a criança estava com pneumonia. “Essa criança chegou com dor de ouvido e examinamos o ouvido, fizemos a medicação e eu te garanto que ela estava com estado geral [de saúde] bom”, afirma.

Porém, no sábado (9) o estado de saúde de Miguel piorou e ele foi levado a um hospital particular. Lá o menino foi diagnosticado com pneumonia grave. A família conta que foi solicitada uma vaga em UTI na rede pública de Goiânia, mas todas estariam ocupadas.

A Secretaria de Saúde de Caldas Novas disse que será aberta uma sindicância para apurar se houve ou não falhas no atendimento prestado ao menino. O diretor do PAI, Wellington Carneiro, afirma que as investigações feitas por uma comissão interna devem ficar prontas em 30 dias. “Serão tomadas as providências cabíveis com relação ao atendimento da criança e todos procedimentos necessários serão tomados”.

Já a Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas afirma que o menino “foi atendido na unidade de Pronto Atendimento Infantil, no dia 7 para o dia 8 de maio de 2015, sendo medicado, e, posteriormente, internado pela família em uma unidade privada de Caldas Novas”.

Além disso, a secretaria afirma que iniciou há um ano, em parceria público privada, a construção de 20 leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora Aparecida. A previsão é de que a construção termine em janeiro de 2016.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia afirma que o pedido de vaga em UTI para Miguel foi feito no sábado (9), às 8h53. Depois, às 00h36 foi solicitada a exclusão do pedido e, em seguida, quatro minutos depois, foi feita uma nova solicitação como encaminhamento de urgência. Segundo a SMS, esse encaminhamento estava em curso quando o paciente morreu. A secretaria diz ainda que “todos os esforços foram feitos no sentido de encontrar a vaga”.

 

Fonte: Tv Anhaguera

Sobre Cefas Luiz

Cefas Luiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>